Atualize seu navegador para ver todo conteúdo : Ative
vendas@implastec.com.br (15) 3243.3788



Função do Grafite em Pó

 

GRAFITE EM PÓ

 
O grafite é um elemento formado essencialmente de carbono, por isso a cor predominantemente preta ou cinza bem escuro. O grafite é um exemplo de material usado como lubrificante sólido. Em muitas indústrias, o grafite é aproveitado como um tipo de lubrificante, pois sua estrutura lamelar do grafite, sob a forma de pó seco, torna-o ideal para reduzir o atrito entre peças mecânicas. O grafite também pode servir como um lubrificante líquido de base. A película de lubrificação oferece resistência ao desgaste de peças como engrenagens, motores, rolamentos e outros componentes.
 
O grafite lubrificante é caracterizado como um material natural ou sintético. O grafite natural é derivado da mineração. Já o grafite refinado contém carbono, enxofre, SiO2 e pó vulcânico. A qualidade de cristalização de grafite é determinada pelo maior teor de carbono, melhorando a lubricidade e resistência à oxidação. O grafite sintético é sinterizado com alta temperatura, mantendo um teor muito elevado de carbono, de até 99,5-99,9%, e por isso funciona muito bem como um lubrificante.
 
Como um lubrificante seco, o grafite em pó reage com vapor de água, e a ligação molecular não ocorre, deixando o suprimento seco e escorregadio. No entanto, ele não adere bem à superfície e, portanto, existe uma necessidade de ser aplicado com frequência. Um lubrificante sólido à base de grafite é tolerante a temperaturas de aproximadamente 900 oC. Contudo, temperaturas mais elevadas do que isso provocam a oxidação do grafite industrial.
 
Os lubrificantes de grafite líquido, como as graxas de grafite mais pastosas, são desenvolvidas para aderir à superfície, pois a pasta impede que o grafite escorra da superfície de trabalho. Já como um lubrificante seco, o grafite pode ser usado em determinadas situações em que o uso de lubrificantes líquidos pode causar perigo de acidentes em instalações elétricas Além disso, a graxa de grafite pode tolerar mais calor do que gordura natural ou outros tipos de óleos lubrificantes comuns e sintéticos.
 

GRAFITE EM PÓ LUBRIFICANTE

 
Cabe ressaltar que o grafite pode ser usado como um aditivo em óleo lubrificante para aumentar a tolerância térmica do produto. Esse suprimento também é aproveitado como componente de polímero à base de compostos de revestimentos anti-fricção. Embora os óleos automotivos convencionais não consigam suportar as altas temperaturas, o grafite pode servir como lubrificante automotivo em motores de carros, que atingem temperaturas tão elevadas quanto 1250 graus F. O grafite lubrificante comercialmente disponível é uma dispersão coloidal de bilhões de partículas microscópicas de grafite. Quando isso é adicionado ao cárter de um motor, funciona como redutor de fricção. Ele também penetra eficazmente em áreas onde o óleo lubrificante convencional não pode alcançar, melhora o desempenho do motor e ajuda no consumo de energia e na economia de combustível.



Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/impla704/public_html/index.php on line 864

Warning: array_slice() expects parameter 1 to be array, null given in /home/impla704/public_html/index.php on line 869

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/impla704/public_html/index.php on line 869